A Comunidade quilombola de Pitanga de Palmares viveu este fim de semana a verdadeira festa da cultura e tradição quilombola .
O evento que começou na sexta-feira, 23 de novembro e foi até o domingo (25/11), no distrito de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, com o Tema “Festival de Cultura Quilombola”. A edição intitulada, “Binho do Quilombo O GUERREIRO VIVE”, trouxe para o município de simões filho e publico presente de todo o brasil , diversas manifestações culturais e religiosas.O evento contou com o apoio da Coordenação da Igualdade Racial, órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), da Prefeitura Municipal de Simões Filho.
No domingo, 25 de novembro foi realizada a “Grande Caminhada”. A concentração que começou no ponto de ônibus na BA 093, KM 11,e foi sentido à Capela São Gonçalo, onde reunião centenas de pessoas que dançaram e sambaram ao som do grupo viola do quilombo.
O evento que foi organizado pela presidente da Associação Etno Desenvolvimento Muzunzu Dona Bernadete mãe do saudoso lider Binho do quilombo , da Casa de Samba dona Alvina e Instituto Binho do Quilombo.
Nos espaços em que em ocorre o “Festival de Cultura Quilombola”, no Quilombo Pitanga de Palmares, o público além de conferir manifestações culturais e religiosas, também teve a oportunidade e acesso a oficinas de gastronomia quilombola, rodas de capoeira e outras diversas apresentações.
0 Comentários