Em solenidade marcada por forte emoção, os vereadores e, especialmente, as mulheres, se surpreenderam e se impressionaram com a entrega do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que inaugura um novo tempo na vida das moradoras de Simões Filho. O Centro recebe o nome de umas das pessoas que contribuiu muito com a educação no município: da saudosa professora Nilda Maria Fiúza.
Prestigiaram a inauguração, o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Del (SD), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Luciano Almeida (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Nel da Metalúrgica (DEM), Vel Silva (PRP), secretários municipais Andréa Almeida (SPM), Edson Kipão (Governo) e Carlos Neto (Seinfra), a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, a subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, demais autoridades, lideranças, convidados e mulheres de diversas comunidades em geral que compareceram em peso na festa de entrega do novo Centro voltado e dedicado à elas.
A solenidade de inauguração do CRAM foi marcada pelos discursos em lembrança da saudosa educadora Nilda Maria Fiúza e a consolidação de uma rede de atendimento, defesa, proteção e combate à violência às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e a transformação de vida das moradoras e o estímulo ao empoderamento feminino.
O presidente da Câmara Municipal, Orlando de Amadeu (PSDB), afirmou que esse momento é simbólico para Simões Filho, onde pela primeira vez recebe um Centro de Referência da Mulher para as mulheres que efetivamente precisam desse espaço. O chefe do Legislativo Municipal apontou a importância da proximidade entre a Câmara e o Centro de Referência, mencionando que “o Legislativo não poderia deixar de prestigiar essa inauguração nessa data tão especial”. Orlando destacou que era desejo tanto dos parlamentares quando da comunidade possuir um centro que atenda especificamente as mulheres. “Ficamos felizes com mais essa conquista, desse novo espaço de atendimento como Centro de Referência a todas as mulheres de Simões Filho”, reforçou.
A secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Andréa Almeida, destacou que o principal objetivo é consolidar uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. “Queremos transformar esse Centro em um local acessível que não atenda apenas as mulheres vítimas de violência. Teremos diversas atividades. A ideia é ser um lugar onde todas as mulheres possam se sentir acolhidas e construir junto conosco uma política pública mais efetiva”, completou.
A deputada estadual Kátia Oliveira também participou do evento e entende que o Centro de Referência da Mulher é fundamental para que as políticas públicas no município sejam efetivadas. “O CRAM vem para fortalecer a rede de proteção e para criar mecanismos e condições para que as mulheres possam sair do ciclo de violência. A gente não pode pensar em um país melhor e mais desenvolvido se não tiver políticas públicas efetivas que venham empoderar a mulher e fazer com que ela mostre o seu potencial”, pontuou.
Para o prefeito Diógenes Tolentino, que inaugurou o Centro em apenas três anos de gestão, esse novo espaço importante foi um compromisso assumido e honrado às moradoras, que segundo o gestor, sinaliza para Simões Filho a ampliação de políticas públicas efetivas em defesa e proteção das mulheres em situação de violência. “Esse Centro é importantíssimo no sentido de dizer para as mulheres que o centro está aberto e pronto para receber e acolher a todas as mulheres em situação de violência doméstica que precisam de um atendimento especial”, destacou o prefeito.
O descerramento da fita inaugural foi feito pelo prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores, a secretária Andréa Almeida, lideranças, convidados e moradoras de diversas localidades em volta que se surpreenderam e se impressionaram com agradável e confortável estrutura do novo Centro.
Serviços voltados em defesa, proteção e apoio à mulher
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM Nilda Fiúza) oferece atendimento, aconselhamento e acompanhamento psicológico, social, jurídico, orientação e informação às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), vinculado à Rede de Proteção e Apoio à Mulher. Após diagnosticar as necessidades de cada mulher, as profissionais que atuam no centro vão estabelecer as ações que devem ser encaminhadas para o enfrentamento da violência, além do estímulo ao empoderamento feminino.
O novo espaço, construído com recursos próprios do município, conta com recepção, salas de administração, psicologia, advocacia, assistência social e reunião, também com brinquedoteca, área de convívio, banheiros adaptados e ronda Maria da Penha.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)
0 Comentários